quarta-feira, 8 de julho de 2009

Morte e Vida no Além...Quais são os segredos da vida no Além...?






"Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo, assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam." Hebreus 9:27,28


Nesta semana, uma tragédia ocorrida na vida de um Artista de renome internacional, Michael Jackson, comoveu milhões de pessoas por todo o mundo!

O artista vinha se preparando, para mais uma turnê, onde certamente arrebataria multidões com suas canções, por todo o mundo.

Porém, um fato inesperado ocorreu, e o artista que já vinha sofrendo problemas de saúde foi vítima de um infarto, que de forma precoce pôs fim à sua tragetória de sucesso.

A morte como se vê, não faz acepção de pessoas, de credo, raça, origem ou posição social. A Morte ignora a diferença entre o milionário e o pedinte, derruba tanto o cavaleiro, quanto o peão, nivela todos os homens à uma só posição.

Não há nada mais certo do que a morte, e, nada mais incerto do que a sua hora!
Portanto, precisamos estar preparados em todo o tempo para aquilo que pode ocorrer a qualquer hora.

Não estou aqui para julgar se Michael Jackson estava ou não preparado, sei que ele conhecia ou já ouvia falar de Jesus Cristo, pois, sua família é composta de pessoas Cristãs.

E, Michael Jackson, inclusive, em uma de suas entrevistas, ao ser indagado sobre as acusações de Pedofilia, defendeu-se dizendo:"Gosto de estar perto de crianças, pois, Jesus Cristo ensinou a sermos como elas!"

Todavia, com relação à Salvação de uma alma, o momento crucial para a salvação de algumas pessoas pode ser o último suspiro. É o caso do ladrão na cruz, e de outros como no exemplo bíblico de Paulo, que tiveram o corpo entregue ao Diabo, mas a alma salva. I Cor. 5:4

Mas, não vamos entrar no mérito da questão de quem foi ou não salvo, pois, não cabe a nós julgar, mas sim, pregar que a Salvação ocorre somente através da fé em Jesus Cristo!

A ORIGEM DA MORTE
O homem não foi criado para morrer, é isso mesmo, ele foi criado para viver eternamente com Deus e para Ele.

Todavia, infelizmente, a morte teve domínio sobre o homem devido à sua desobediência, onde nossos primeiros pais desobedeceram a ordem dada por Deus, comendo do fruto do conhecimento do bem e do mal e, por isso foram sentenciados à morte e separação de Deus!

Referida sentença atingiu toda a humanidade, onde herdamos o pecado de nossos primeiros pais.

O castigo foi justo, pois, Deus já havia advertido Adão e Eva, Gen. 2:17: "mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá.", para que não comessem do fruto proibido, porém, ignoraram a ordem dada, ouviram a Serpente (Satanás), trazendo sobre si a condenação eterna.

O RESGATE POR MEIO DE CRISTO
O homem a partir de tal fato tornou-se escravo do pecado e do Diabo, e a morte ganhou total domínio sobre ele, tornando-se refém.

É simples comprender, tais consequencias, basta entendermos que filho de escravos, já nascem escravos e, assim o serão pelo resto de suas vidas, a menos que alguém pague um preço por seu Resgate ou libertação.

Mas, Deus tinha um Plano infalível, que traria a libertação ao homem do Pecado, do império das Trevas e da Morte eterna.

Alguns não entendem que o propósito da redenção por meio de Cristo, o unigênito filho de Deus, o único que suportaria pagar o Preço pelo Resgate da humanidade!, não foi o de anular o sofrimento do homem neste mundo, mas sim, a do mundo porvir.

O Perdão de Deus é para esta vida, mas não anula a Sentença Divina estabelecida no Éden aos nossos pais.

Ou seja, mesmo se arependendo e sendo salvo por Cristo, o homem continua tendo que trabalhar e com o suor de seu rosto conquista o pão de cada dia, e continua morrendo fisicamente, as mulheres continuam a ter dores de parto.

A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR...
Aí vem a indagação, o Senhor Jesus Cristo não veio para perdoar os pecadores que se arrependem e abolir o sofrimento em sua plenitude? Ele não veio para abolir a morte?
Realmente, Jesus Cristo é a vida eterna e, todo aquele que Nele crê recebe dessa vida. O seu sangue redentor, garante aos que nele crêem a libertação do poder do pecado, vitória sobre os poderes das trevas, triunfo na comunhão com Deus, a certeza da vida eterna, contudo, não destitui os sofrimentos naturais da vida.

O EXEMPLO DO LADRÃO QUE SE ARREPENDEU NA CRUZ
O livro de S.Lucas nos relata em seu Cap.23:42,43; a história do arrependimento de um dos ladrões crucificados ao lado de Cristo, este homem foi muito feliz, pois, na última hora, aproveitou a oportunidade e reconheceu a Cristo como o Salvador do mundo, quando declarou: "Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu Reino."

Jesus prontamente lhe respondeu: "Eu lhe garanto: Hoje você estará comigo no Paraíso."
Aquele Ladrão, que nem sequer teve o seu nome revelado, reconheceu os seus erros nesta vida e arrependeu-se, reconhecendo a Cristo e foi salvo por Ele da perdição Eterna.

Já um outro criminoso, que também estava crucificado pelos seus próprios pecados, revoltado, passou a insultar a Cristo, dizendo: "Você não é o Cristo?Salve-se a si mesmo e a nós!"

Neste episódio, notamos que a diferença crucial entre as pessoas é a atitude. Neste caso, foi reconhecer a Cristo como Salvador.

A JUSTIÇA DIVINA SALVA DO AGUILHÃO DA MORTE, MAS NÃO DO CHOQUE QUE ELA CAUSA
Sendo assim, as doenças, o envelhecimento, e por fim a morte, embora devemos lutar contra eles, através da fé num Deus que cura e salva, ainda podem ser coisas reais na vida das pessoas

O QUE É A MORTE?
Cientificamente, a morte ou o ato de morrer significa: "Agonia e morte, respectivamente, respectivamente, proximidade iminente da morte, que é uma interrupção irreversível da vida, nas sociedades ocidentais, a morte tem sido considerada tradicionalmente como a separação como a transição do visível para o invisível, do físico para o espiritual."

Ou seja, a morte física não é a extinção da vida. É apenas a separação entre o corpo e a alma. Não apenas a separação, como a transição do visível para o invisível, do físico para o espiritual.

Essa morte é a que mais assombra as pessoas, mas que no ponto de vista bíblico é a que tem menos influência no destino do ser humano.

Todos irão morrer essa morte física, exceto os arrebatados e (Enoque e Elias), mas não é o fim de tudo. Pois, depois da morte física, todos hão de comparecer diante de Deus um dia para serem julgados.
Em suma, a morte física, nos introduz no mundo invisível.

A MORTE ETERNA
A morte eterna, segunda a bíblia é a que deve ser temida, é o terror dos que partirem sem Cristo, é o mesmo que comparecer perante um julgamento ou Tribunal sem um advogado habilitado.

Aí, infelizmente aqueles que rejeitaram a Cristo, e rejeitaram a oportunidade de salvação, irão desejar voltar atrás a todo custo, e falar a todos os seus amigos e parentes, o quanto é horrível partir sem Cristo.
Cabe frisar, a Morte eterna ninguém ainda experimentou, só ocorrerá após o Juízo Final.

PORQUE CRISTO PODE GARANTIR A VIDA ETERNA?
A Resposta é clara, Cristo pode garantir a Vida Eterna porque Ele é Deus, e pagou o preço pelo nosso Resgate. Ele mesmo morreu fisicamente, mas, Ressuscitou ao terceiro dia, vencendo a morte.

Semelhantemente, os seus seguidores poderão morrer, mas, possuem uma garantia, ressuscitarão glorificados no dia da sua Segunda vinda.

O QUE OCORRE COM OS MORTOS E PARA ONDE SÃO LEVADOS?
Na morte, o corpo descansa, mas a consciência permanece em plena atividade.
Na Bíblia, o próprio Cristo relata através da Parábola do rico e do Lázaro, registrada em Lucas 16:19-31, que os mortos estão conscientes de sua situação.

Ou seja, Jesus esclarece que existem dois locais distintos para onde são levados os que morrem. São eles: O seio de Abraão (paraíso) e o Hades (inferno ou profundezas) que é um lugar de sofrimento, horror e agonia.

Notamos na parábola do rico e do Lázaro, ambos estavam conscientes, a morte era um fato, contudo a consciência não morreu, nem dormiu.

O Rico que vivia uma vida de imoralidades e, desprezando a Deus e ao seu próximo, e por fim não se arrependeu. Após a morte física, vivia em tormento e procurava avisar os seus parentes e amigos para que mudassem os seus atos, a fim de mudarem o seu destino Eterno, dizendo: "...Então eu suplico, pai: manda Lázaro ir à casa de meu pai, pois, tenho cinco irmãos. Deixa que ele os avise, a fim de que eles não venham também para este lugar de tormento'. Abraão respondeu: 'Eles têm Moisés e os Profetas; que os ouçam'."'Não, pai Abraão', disse ele, 'mas se alguém dentre os mortos fosse até eles, eles se arrependeriam.'"Abraão respondeu: 'Se não ouvem a Moisés e os Profetas, tampouco se deixarão convencer, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos". (Lucas 16:27-31)
Tal revelação, derruba por terra a tese de que os mortos podem se comunicar com os vivos.

PERGUNTAS IMPORTANTES SOBRE OS MORTOS
1a) Eles se lembram dos parentes e amigos?
Diante do que revelam as Escrituras, Sim! Os mortos reconhecem na outra vida, os colegas, amigos, parentes etc.
2a) Eles se lembram de quem são?
Sim. Deus não privou os mortos de se reconhecerem na outra vida. Todos saberão quem foram, e quem são agora.
3a)Eles podem se comunicar com os vivos?
Quando o Rico (da parábola), lembrou de seus irmãos, sentiu tristeza, angústia, pavor, desejando avisá-los de alguma forma, mas, foi esclarecido que não era possível.

Portanto, o que tivermos que fazer, façamos nesta vida, na outra vida, sofreremos as consequencias de nossas atitudes.

A propósito D.L.Moody, o maior evangelistas de todos os tempos (depois do Apóstolo Paulo), declarou sobre a morte:"Algum dia lerão nos jornais que D.L. Moody morreu. Não creiam absolutamente nisso! Naquele momento, eu estarei mais vivo do que agora."

CONCLUSÃO
Pelos relatos bíblicos, a morte é um fato que atinge crianças, jovens ou idosos, portanto, todos devem estar preparados para tal evento, muitos planejam tudo na vida, menos o inevitável e o incerto, mas, a Bíblia revela que há tempo para todo propósito debaixo do Sol.

Portanto, "Lembra do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que cheguem os anos nos quais dirá não tenho neles prazer algum."(Eclesiastes 12)

O mundo é passageiro, apenas uma viagem, e por sinal, curta em relação ao que é eterno, lembre-se a tua alma é eterna.

Que a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo seja com o espírito de todos nós. Amém.

Pr. Jonatas Rodrigues

2 comentários:

  1. O que me faz pensar sobre aquilo que está escrito acima é até quando vamos procurar naquilo que é artificial o complemento do que é divino. Sabermos que morreremos e que a vida é única, não reconhecer a existência de Deus é de fato um desastre, ou pior saber que ELE existe mas não respeitar Seus mandamentos é pior ainda.
    Que sejamos simples em reconher Deus é soberano e existe, e prudentes e aplicar os seus mandamentos. Feliciano.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado meu querido pelo comentário, realmente o homem precisa reconhecer que Deus é soberano e eterno, e é o único que pode preencher verdadeiramente o vazio da alma humana!

    ResponderExcluir