sábado, 5 de setembro de 2009

O Sonho de Nabucodonosor e qual a sua importância para o futuro da humanidade?

"No segundo ano de seu reinado, Nabucodonosor teve sonhos; sua mente ficou tão perturbada que ele não conseguia dormir. Por isso o rei convocou os magos, os encantadores, os feiticeiros e os astrólogos para que lhe dissessem o que ele havia sonhado". Dn. 2:1,2


Daniel respondeu: " (...) Quando estavas deitado, ó rei, tua mente se voltou para as coisas futuras, e aquele que revela os mistérios te mostrou o que vai acontecer". Dn. 2:29


UM SONHO REVELA O FUTURO DA HUMANIDADE
Sem sombra de dúvidas, o presente texto de Daniel, é um esboço da história da civilização humana. E, se o  compreendermos, entenderemos a degração humana e dos Reinos deste mundo e a Restauração final devido a intervenção Divina.
Nabucodonosor ainda não era rei quando foi a Jerusalém pela primeira vez a fim de conquistar a cidade, ele agia em nome de seu pai, Nabopolassar.

Isso acerta a aparente contradição entre os três anos de treinamento de Daniel em 1:5, e o "segundo ano" de reinado do Rei, em 2:1.
Mais uma vez a Arqueologia provou a veracidade da Bíblia.

O rei estava preocupado com seu futuro (veja v. 29) e com a duração de seu reinado.

Então, Deus lhe deu um sonho em que descrevia o futuro, mas, ele não conseguiu compreendê-lo.
Na verdade ele esqueceu-se do Sonho!
Conforme notamos no texto bíblico acima relatado, Nabucodonosor teve um Sonho que o deixou muito perturbado.

Referido Sonho tirou o sono deste imperador, fazendo-o recorrer a todos os meios possíveis e imagináveis a fim de entendê-lo.
A primeira atitude do Imperador foi convocar todos os magos, encantadores, feiticeiros e os astrólogos considerados sábios em seu reino. Ao se apresentarem, o rei relatou  que tivera um sonho que o estava perturbando e queria saber o seu significado.
Os astrólogos responderam: "Ó rei, vive para sempre! Conta o sonho aos teus servos, e nós o interpretaremos". Dn. 2:4.
Porém, o rei estava cansado de ser enganado, e desta vez, sua postura foi severa em relação a estes supostos sábios!
O Rei exigiu não apenas a interpretação do Sonho, exigiu muito mais, que eles dissessem qual foi o seu Sonho, sob pena de caso não conseguissem tal revelação, todos eles seriam cortados em pedaços e suas casas transformadas em montes de entulho! Dn. 2:5.
Todavia, os Sábios do Reino ficaram pasmos, pois, queriam ouvir do Rei o Sonho para depois, dar a interpretação, porém, o Rei insistiu, e disse aos Sábios: "Contem-me o sonho, e saberei que vocês são capazes de interpretá-lo para mim". Dn. 2:9.
Os astrólogos responderam: "Não há homem na terra que possa fazer o que o rei está pedindo! Nenhum rei, por maior e mais poderoso que tenha sido, chegou a pedir uma coisa dessas a nenhum mago, encantador ou astrólogo. O que o rei está pedindo é difícil demais; ninguém pode revelar isso ao rei, senão os deuses, e eles não vivem entre os mortais". Dn. 2:10,11
Tal resposta por parte dos astrólogos, deixou o rei tão irritado e furioso que ele ordenou a execução de todos os sábios da Babilônia. E assim foi emitido o decreto para que fossem mortos os sábios.
Uma pessoa pode "inventar" uma interpretação, todavia, é impossível descrever um sonho que nunca teve!
POSICIONAMENTO DE DANIEL DIANTE DAS DIFICULDADES E PROVAÇÕES


Porém, o Profeta Daniel era um dos Sábios do reino da Babilônia, então, Arioque o comandante da guarda do rei saiu a procura de Daniel e seus amigos Hananias, Misael e Azarias, para prendê-los e matá-los.
Daniel perguntou ao oficial do rei o motivo do decreto tão severo, ao ouvir a resposta, o Profeta foi pedir ao rei que lhe desse um prazo, e ele daria a interpretação. Dn. 2:16.
Daniel voltou para casa, e contou o problema aos seus amigos Hananias, Misael e Azarias, e lhes pediu que rogassem ao Deus dos céus que tivesse misericórdia acerca desse mistério, para que ele e seus amigos não fossem executados com os outros sábios da Babilônia. Dn. 2:18
Eles oraram fervorosamente ao Todo Poderoso!E, receberam a resposta, conforme Jr. 33:3: "Clama a mim e responder-te-ei anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes."




O DEUS DOS CÉUS REVELA O MISTÉRIO


Então o mistério do conteúdo do sonho esquecido foi revelado a Daniel de noite, numa visão. Daniel louvou o Deus dos céus e disse:
"Louvado seja o nome de Deus para todo sempre; a sabedoria e o poder a ele pertencem. Ele muda as épocas e as estações; destrona reis e os estabelece. Dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos que sabem discernir. Revela coisas profundas e ocultas; conhece o que jaz nas trevas, e a luz habita com ele. Eu te agradeço e te louvo, ó Deus dos meus antepassados; tu me deste sabedoria e poder, e me revelaste o que te pedimos, revelaste-nos o sonho do rei". Dn. 2:20,23.
O versículo 28 afirma que o significado total do sonho refere-se aos "últimos dias".


DEUS REVELA O MISTÉRIO PARA DANIEL


Então Daniel procurou Arioque e lhe disse: "Não execute os sábios. Leve-me ao rei, e eu interpretarei para ele o sonho que teve". Dn. 2:24.
Prontamente Daniel foi introduzido no Palácio onde o rei indagou:

 "Você é capaz de contar-me o que vi no meu sonho e interpretá-lo?
Daniel respondeu: "Nenhum sábio, encantador, mago ou adivinho é capaz de revelar ao rei o mistério sobre qual ele perguntou, mas existe um Deus nos céus que revela os mistérios. Ele mostrou ao rei Nabucodonosor o que acontecerá nos últimos dias. O sonho e as visões que passaram por tua mente quando estavas deitado foram os seguintes: Quando estavas deitado, ó rei, tua mente se voltou para as coisas futuras, e aquele que revela os mistérios te mostrou o que vai acontecer.


REVELAÇÃO DO SONHO


Deus revelou a Daniel tanto o Sonho como a sua Interpretação, e o profeta relatou ao Rei detalhadamente os acontecimentos futuros, vejamos:
"Tu olhaste ó rei e diante de ti estava uma grande estátua: uma estátua enorme, impressionante, e sua aparência era terrível.
A cabeça da estátua era feita de ouro puro, o peito e o braço eram de prata, o ventre e os quadris eram de bronze, as pernas eram de ferro e em parte de barro. Enquanto estavas observando, uma pedra soltou-se, sem auxílio de mãos, atingiu a estátua nos pés de ferro e de barro e os esmigalhou. Então o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro foram despedaçados, viraram pó, como o pó da debulha do trigo na eira durante o verão. O vento os levou sem deixar vestígio. Mas a pedra que atingiu a estátua tornou-se uma montanha e encheu a terra toda."




INTERPRETAÇÃO DO SONHO
Após relatar o Sonho ao Rei, Daniel passou a dar a interpretação:
A estátua significa os vários períodos da história humana e os reinos que dominariam a terra eram representados por metais, porém, conforme relatado tudo tem um tempo determinado por Deus, vejamos:
- 1o Reino) Cabeça de ouro: significa o Império babilônio, que foi uma Monarquia absoluta do próprio Nabucodonosor um ditador que foi chamado por Daniel de "rei de reis", a quem Deus havia concedido domínio, poder, força, e glória ... (Dn. 2:37);
- 2o Reino) peito e braço de prata : foi um reino inferior ao de Nabucodonosor (Dn. 2:39): o Império medo-persa, tinha um rei que trabalhava por intermédio de princípes e instituiu leis (ver Dn.6:1-3; Et 1:19);
- 3o Reino) Ventre e os quadris de bronze : é o chamado reino de bronze que governou toda a terra (Dn. 2:39): A Grécia que tinha um rei e um exército;
- 4o Reino) Pernas de ferro:  foi um reino forte como o ferro, pois, o ferro quebra e destrói tudo; e assim como o ferro despedaça tudo, também ele destruirá e quebrará todos os outros. (Dn. 2:40): O Romano, as duas pernas de ferro, pois, o Império Romano dividiu-se em ocidental e oriental. Era supostamente uma República, mas de fato quem governava era o exército por meio de leis;
- 5o Reino) Pés e dedos parte de barro e em parte de ferro: significa um reino dividido, mas ainda assim terá um pouco da força do ferro... (Dn. 2:41). Neste reino Daniel fez uma observação sobre o significado do ferro misturado com o barro: "...Isso significa que se buscarão fazer alianças políticas por meio de casamentos, mas a união decorrente dessas alianças não se firmará, assim como o ferro não se mistura com o barro". (Dn. 2:43): Os Reinos do fim dos tempos, ou seja, os atuais,  uma continuação do Império Romano, dividido em dez reinos.
Representados pelo ferro e o barro: o ferro representa a justiça e as leis; o barro, a humanidade; os dois juntos formam a Democracia.
Qual é a força da Democracia? A lei. Qual é a sua fraqueza? A natureza humana.
A estátua é uma figura profética, para nós em parte cumprida e estamos vivendo o final de seu cumprimento.
Vejamos:
1o) O reino babilônico foi substituído pelo Império Medo-persa em 538 a.C (Dn. 5:30-31);
2o) Em 330 a.C., os Gregos conquistaram o Império Medo-persa;
3o) Por fim os Gregos renderam-se a Roma;
4o) Aparentemente, o Império Romano desapareceu, todavia, suas leis, filosofias e instituições existem até hoje (quem já estudou a ciência do Direito ou Política, sabe o quanto o Direito Romano tem influência no Direito contemporâneo).
Enfim, a única saída para a humanidade, será o retorno de Cristo a "Pedra" que aniquilará a Estátua; Ele voltará à terra a fim de conquistar as Nações e estabelecer seu Reino Glorioso aniquilando o Império do anticristo (Ap. 19:11ss).
A propósito, para quem não sabe já se iniciaram os preparativos para a Instauração da "NOVA ORDEM MUNDIAL"!

Muitas autoridades Mundiais já declararam a sua viabilidade, inclusive o Presidente dos Estados Unidos, dentre outros, também o Papa, mas deixaremos este assunto para uma próxima matéria.
O ÚNICO REINO QUE DURARÁ PARA SEMPRE
- A Pedra que esmigalhou a estátua: relatou ainda Daniel que a referida Pedra significa um Reino que seria estabelecido pelo Deus dos Céus que jamais será destruído ou dominado por nenhum outro povo. "Destruirá todos os reinos daqueles reis e os exterminará, mas esse reino durará para sempre".(Dn. 2:44,45);
- Conclusão de Daniel: "O Deus poderoso mostrou ao rei o que acontecerá no futuro. O sonho é verdadeiro, e a interpretação é fiel". (Dn. 2:45).
DEUS REVELA O REINO DO ANTICRISTO
É importante frisar, que o último "reinado humano" sobre a terra será o do anticristo, durante a última parte do período da tribulação.
E, Deus revelou a Daniel como tudo terminará!
Cristo a Pedra (Mt. 21:44), aparecerá de repente e derrotará as Nações do Mundo, instituindo seu Reino de Poder e Glória!
Assim a estátua é um retrato da história do mundo. Muitos pensam que a civilização humana é forte e durará para sempre, mas, conforme notamos os reinos e os homens, sofrem uma degradação constante e vão se tornando cada vez mais frágeis.
Mais do que nunca, estamos próximos do fim da história humana.
Cada um daqueles reinos sucessivos teve força, e Roma teve um incrível poderio militar; mas, ao longo da história os reinos se tornam cada vez mais fracos.
Isso explica a lógica por que o anticristo conseguirá organizar uma ditadura mundial, pois, as Nações estarão tão debilitadas que precisarão de um ditador para poderem sobreviver!
NABUCODONOSOR RECONHECE A MAJESTADE DO DEUS DOS CÉUS
Após ouvir tudo, o poderoso Nabucodonosor caiu prostrado diante de Daniel, prestou-lhe honra e reconheceu que o seu Deus é o Deus o deuses, o Senhor dos reis e aquele que revela os mistérios... (Dn. 2:46).
CONCLUSÃO
Diante de tudo isso, podemos concluir, sem sombra de dúvidas que Deus está no controle de tudo, Ele não conhece tempo ou limites, é como se em suas mãos estivesse um controle remoto e a história da humanidade fosse um filme.
Ou seja, Ele conhece o fim desde o Princípio. E, devido ao amor que tem pela humanidade Ele em sua Soberania decidiu revelar aos seus Santos Profetas os acontecimentos da história humana.
É verdade já se passaram vários séculos após aquela Revelação e o que era futuro para eles, para nós já é passado, mas, ainda resta o cumprimento de alguns pontos em nossa geração.
Continue fiel e prepare-se para os momentos finais JESUS CRISTO está voltando! E, saiba quando você clama Deus responde conforme a sua necessidade!

Deus te abençoe!
Fraternalmente.
Por : Pr. Jônatas Rodrigues, seu conservo em Cristo.

4 comentários:

  1. Gostei muito dessa matéria. Continue postando estudos assim para nós. São muito bons.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante esse estudo. Obrigada por essa leitura esclarecedora. Enfatizando como nunca a volta do Nosso Senhor Jesus Cristo. Realmente somente Ele é Deus e não há outro!!
    Deus o abençoe sempre! Continue nessa fé!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela matéria. Nesses tempos onde muito pouco se tem falado nos púlpitos sobre a volta do Senhor, louvo a Deus pela tua vida.

    Já Estou te seguindo e te convido a visitar meu blog.

    Que Deus lhe abençoe!

    Em Cristo!

    Renato Jr.
    http://blogrenatojr.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Tenha 514 canais em sua casa www.tvdigitalnopc.com.br

    ResponderExcluir